

Permita-me o questionamento: Você pensa em obter lucros mais altos e ainda baratear o seu produto? De repente gostaria de estar no controle do processo produtivo? Ou então pensa em empreender e fabricar algo personalizado para se destacar no mercado? Dos microempreendores às indústrias, saiba que esses questionamentos sempre são recorrentes. A resposta às perguntas anteriores muitas vezes leva a um mesmo ponto: o desenvolvimento de um novo produto.
Se você se identificou com algum desses questionamentos, talvez desenvolver um novo produto seja o ideal para você.
Mas afinal, o que motiva as pessoas a buscarem um novo produto?
Essa pergunta possuí inúmeras respostas, mas listamos as principais para você:
- Baratear um produto;
- Possuir um artigo personalizado
- Tornar a produção mais eficiente;
- Aumentar a capacidade produtiva;
- Renovar uma linha de produtos;
- Começar um empreendimento;
- Outros…
Isso se deve, principalmente, ao fato de que, em diversos casos, produzir o próprio produto sai mais barato do que depender de terceiros para isso. Além disso, ter um novo artigo personalizado, significa se diferenciar no mercado e ter uma vantagem em relação aos concorrentes.
Ademais, ainda é possível otimizar o tempo de fabricação quando se está no controle do processo produtivo. Por fim, o mercado atual é extremamente dinâmico, e o ‘tempo de vida’ dos produtos exige que coisas novas adentrem no mercado.
Certo, mas como isso é feito?
É fundamental que a pessoa compreenda o que ela deseja produzir, para então recorrer à profissionais que entendam da área do que irá ser desenvolvido, quando essas pessoas são contatadas, é imprescindível a presença de reuniões sobre o que o cliente deseja, com o fito de alinhar as expectativas deste com o que poderá ser produzido.
Não obstante, a criação desse novo artigo exigirá uma série de estudos sobre a sua viabilidade no que tange ao âmbito da lei, da logística de produção, da aprovação no mercado, da maximização dos lucros. Diante disso, serão necessários testes, criação de protótipos, e muitas vezes, de um MVP (mínimo produto viável), daí a necessidade de profissionais da área, visando atender aos anseios do empreendedor.
Ainda não está convencido? Aí vai um exemplo prático…
No ano de 2018, a Ciclo Jr realizou um projeto de DNP (Desenvolvimento de Novo Produto) para um estabelecimento de lava jato que viu a necessidade de um produto próprio, para reduzir o custo de comprar produtos de terceiros e, assim, aumentar a lucratividade. Nesse contexto, seguindo as etapas citadas anteriormente, um protótipo foi entregue, e hoje, além de fabricar seu próprio produto, os lucros do cliente aumentaram de tal forma que com o dinheiro economizado em um ano ele poderia abrir mais 1.5 lava jato, equivalente ao que ele possui hoje.
À luz dessas considerações, o desenvolvimento de um novo produto é uma atitude necessária, importante, viável, lucrativa e até mesmo ousada, mas acima de tudo, pode ser aquilo que você precisa.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou não sabe se tem a necessidade de um DNP?
Entre em contato conosco para fazermos um diagnóstico gratuitamente para você!
Escrito por Rhuan Augusto.