5 Práticas de higiene que você deve saber antes de começar a fazer Delivery

entregador delivery higiene na quarentena

Sabemos que nesse momento, diante da atual pandemia mundial, um grande número de pessoas está sem sair de suas casas para evitar ao máximo o contágio da COVID-19. Com isso, o movimento em bares e restaurantes vem diminuindo dia após dia e estima-se que o coronavírus deve provocar uma redução nas receitas desses estabelecimentos em mais de R$ 40 bilhões, segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Diante disso, como forma de minimizarem os impactos gerados pela pandemia nesse setor, vem ocorrendo o aumento no serviço de Delivery desde o início do período de isolamento, assim como vários negócios que não ofereciam esse serviço anteriormente começaram a oferta-lo. Entretanto, se adequar ao sistema de Delivery nesse período demanda um cuidado redobrado com a segurança dos alimentos e boas medidas de higiene.

Desse modo, separamos 5 práticas essenciais relacionadas à higiene para serem postas em prática antes de fazer o delivery.

1- Mantenha seu estabelecimento limpo

Muitas vezes, é comum não prestar atenção para a constante higienização do ambiente, principalmente nas cozinhas de estabelecimentos de bares e restaurantes, devido ao grande volume de trabalho dos funcionários. Entretanto, é importante para evitar a proliferação do coronavírus, além de bactérias, fungos e outros vírus, fazer a contínua limpeza dos equipamentos, utensílios e superfícies utilizando essencialmente água e sabão ou outras soluções de limpeza que permitam a completa esterilização do ambiente.

Disponibilizar recipientes de álcool gel 70% em diversos pontos e incentivar o seu uso para a limpeza do local de trabalho, pode ser uma opção para certificar a completa eliminação de qualquer microrganismo.

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2- Lave bem as mãos

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso de luvas, máscaras e óculos ou qualquer outro equipamento de proteção individual (EPI) não substitui os cuidados básicos de higiene, como a lavagem frequente e correta das mãos.

O ideal é lavar muito bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, sempre antes e depois de mexer com alimentos ou utilizar objetos compartilhados, além de usar um desinfetante para as mãos à base de álcool sempre que não houver água e sabão disponível..

3- Evite conversas a distâncias pequenas

Conversas entre os funcionários devem ser evitadas ao máximo durante o expediente de trabalho. Pois, ao falarmos, pequenas gotículas de saliva vão para o ar e podem contaminar o ambiente em que estamos. Esse risco acaba sendo agravado quando estamos realizando atividades que envolvem o preparo ou manuseio de alimentos, pois isso favorece a contaminação da comida.

4- Utilize equipamentos de segurança adequados

A Anvisa esclarece que o uso de luvas e máscaras não é obrigatório, dependendo do tipo de empresa e da manipulação que é feita do alimento, desde que a higienização dos ambientes, utensílios e pessoas esteja absolutamente correta.

Entretanto, muitos estabelecimentos optam pela utilização desses EPI’s. Nesse caso, deve-se seguir orientações sobre o uso, a troca e a higienização desses equipamentos e as mais atuais recomendações do Ministério da Saúde para evitar, a qualquer custo, a contaminação da comida.

5- Oriente seus entregadores

Oriente os entregadores sobre boas práticas de higienização de materiais e vestuários. Também dê orientações sobre cuidados na hora da entrega, como manter um distanciamento seguro do cliente, de pelo menos um metro e meio, utilizar álcool gel 70% após cada entrega e higienizar o box de armazenamento dos pedidos por dentro e por fora ao retornar ao estabelecimento.

Durante esse período de pandemia, cuidados para evitar o contágio do coronavírus são essenciais. Por isso, manter essas práticas de higiene no estabelecimento é fundamental para preservar a saúde dos clientes e funcionários e a qualidade do serviço de delivery.

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