

Devido ao atual contexto de Coronavírus, as relações pessoais e econômicas sofreram diversas mudanças. Para se manter na quarentena, empresas físicas tiveram que se reinventar para continuar funcionando e se adaptar ao novo modelo de consumo.
Assim, tornou-se imprescindível reforçar ou iniciar as ações de marketing digital. Para saber como fazer isso, continue a leitura!
1- Tenha bem definido seu cliente ideal para trabalhar com seu público online
Definir o seu público ideal é um dos fatores essenciais para o planejamento e, consequentemente, obtenção de bons resultados no marketing digital. Para isso, é necessário se atentar às necessidades, gostos, características e comportamentos dos clientes que você quer atrair. Dessa maneira, as estratégias serão focadas em um público que de fato se identifica com o que você oferece, além de reduzir esforços que não irão trazer resultados. Portanto não faça sua estratégia de maneira resumida, busque conhecer bem o perfil do cliente e não esqueça de levar em consideração os medos, desafios, hobbies, nível profissional, entre outros fatores, pois quanto mais informações obtiver, mais natural será a construção do relacionamento com a sua empresa. Uma boa ferramenta para isso é o Google Analytics, um recurso gratuito do Google que permite você fazer análises do tráfego do seu site.
2- Escolha o seu meio de comunicação para atrair os clientes
Com a quarentena, o uso de redes sociais aumentou drasticamente e a partir do público ideal definido para a sua empresa você poderá escolher o meio de comunicação mais eficaz de contato. Utilizando esses meios é possível acompanhar a interação das pessoas com as postagens e medir esses resultados com maior precisão.
Faça o planejamento e edição cuidadosa das postagens, seja um stories no instagram, seja um vídeo no youtube, por exemplo. Use palavras chaves e detalhe o seu perfil, deixando-o atrativo.Além disso, utilize esses canais para divulgar o seu produto, criando conteúdos compartilháveis e utilizando parcerias. Para impulsionar suas vendas pelo marketing digital pode-se utilizar também de anúncios pagos como o Google e Facebook Ads, ou outras ferramentas como as voltadas para análises de hashtags, permanência do usuário na publicação, entre outros. Lembre-se de construir um anúncio chamativo e personalizado para o público que você quer atrair, acompanhe os resultados e invista de maneira assertiva
3- Adeque o seu modelo de negócios para o contexto atual
Para continuar se mantendo nesse período, deve-se levar em consideração o contexto atual e as mudanças nas relações de consumo. Por isso, mantenha contato com os seus potenciais clientes de forma empática e com o objetivo de realmente ajudá-los nos seus problemas por meio do seu produto ou serviço.
Tenha em mente onde está o seu público de interesse, a forma como eles interagem, o tipo de conteúdo que são atrativos e o canal a ser utilizado. No instagram, por exemplo, está ficando cada vez mais popular criar votações, fazer sorteios, quadros interativos com perguntas, entre outros. Além disso, esteja presente e escute o seu público. Se o seu negócio pode ser adaptado para o modo online de maneira satisfatória ou pode ser realizado por meio de entregas nas residências, não deixe de apostar nisso.
Caso esteja impossibilitado de funcionar de fato, sendo o contato um fator primordial para que isso aconteça, use esse período para construir um forte relacionamento com os seus clientes, buscando ter uma base sólida para se recuperar no futuro.
4- Seja persistente para alcançar seus resultados com o Marketing Digital
O sucesso com o marketing digital não irá surgir da noite para o dia. Assim, agir de forma consistente com a sua estratégia, aplicando novos conhecimentos e aprendendo com os seus resultados é uma das dicas mais preciosas.
Utilize ferramentas de acompanhamento do processo, como mencionamos anteriormente, para realizações de testes e adaptações a partir das respostas do seu público. Por exemplo, se um vídeo longo tem poucas visualizações, faça um mais curto e analise as interações. Lembre-se que a construção do relacionamento com o seu potencial cliente é um processo gradativo e envolve muito comprometimento.
Portanto, considere todo o esforço investido e se mantenha persistente na estratégia que irá investir.
5- Busque parcerias para impulsionar o seu Marketing
Neste momento o tempo está sendo um grande inimigo, principalmente para quem está descobrindo agora o marketing digital, pois há um enorme número de conhecimentos sobre esse assunto e saber tudo em um curto período acaba sendo impossível. Assim, ter em quem se apoiar, uma agência parceira ou um time de especialistas é uma opção a se considerar. Essa ajuda poderá auxiliar, por exemplo, em operacionalizar ou orientar ações. Isso trará mais confiança nas tomadas de decisão em relação às estratégias de marketing digital utilizadas.
Além disso, faça parcerias que possam impulsionar o seu marketing por meio da divulgação do seu conteúdo em redes de pessoas diversas, alcançando um maior público. No instagram, por exemplo, é muito comum o relacionamento entre marcas e influenciadores digitais em troca de pagamentos e amostras grátis dos produtos ou serviços. É uma maneira simples, que leva credibilidade para a sua empresa e é bem mais econômica do que outros meios de publicidade tradicionais.
No entanto, não dependa dos parceiros para iniciar o marketing digital no seu estabelecimento. Testar e aprender com seus erros é, também, uma boa forma de evoluir seus resultados.
Tem alguma estratégia que deixamos de mencionar? Compartilha aqui nos comentários as estratégias que você usa para impulsionar suas vendas.