A pandemia do novo coronavírus não é mais surpresa para ninguém. Sendo a notícia principal dos noticiários, jornais, internet e praticamente todo meio de comunicação, acabou tornando-se um fator transformador na vida da maioria das pessoas. Porém, mesmo com a quarentena e a redução da circulação de pessoas, alguns estabelecimentos precisam continuar funcionando de forma presencial. E com isso, surge a dúvida: como manter a saúde do local de trabalho? Siga a leitura se quiser descobrir a resposta para essa pergunta!
1- Certifique-se de que os funcionários tenham um local de fácil acesso para lavar as mãos
É importante sempre lembrar que a limpeza constante e higienização das mãos pode matar o vírus responsável pelo COVID-19. Por isso, certifique-se de que tenham locais de fácil acesso para os funcionários lavarem as mãos, além de garantir que tenha álcool em gel nos mais diversos lugares do estabelecimento. Isso pode ser facilitado através da instalação de “dispensers” higienizadores de mãos ao longo do local de trabalho.
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2- Verifique se o local está sendo limpo com frequência
Não só através do ar se contrai o novo coronavírus, mas também através de superfícies contaminadas. Portanto, é de extrema importância que haja a constante higienização dos objetos no local de trabalho: mesas, cadeiras, bancadas, corrimãos e, principalmente, objetos utilizados de forma coletiva; como teclados, telefones e máquinas. Portanto, esteja sempre atento a se a limpeza e higienização estão em dia!
3- Divulgue a importância das medidas de prevenção
Nem sempre é fácil conscientizar as pessoas acerca de uma situação séria. Para estimular o cuidado no ambiente de trabalho, você pode fazer uso de painéis ou cartazes que abordam a importância da prevenção e das boas práticas, reforçando também o uso de máscara obrigatório por todos os funcionários do local. Verifique se a autoridade pública do local possui um material abordando esse tema; caso não seja o caso, você pode sempre produzir o seu! É interessante também trabalhar essa questão em workshops ou palestras online.
4- Defina quais medidas são adotadas quando um funcionário apresentar sintomas
Caso um funcionário esteja com sinais de tosse, febre alta, dor de cabeça ou falta de ar, pode ser um sinal de alerta. Seu estabelecimento deve estar preparado para lidar com essa situação, definindo um protocolo de como a situação será abordada com aquele funcionário. Este deve ficar em casa para evitar o risco de propagação do vírus, e o protocolo definido deve envolver de forma clara como serão as medidas de comunicação interna, como serão contabilizadas as suas faltas, e qual será o tempo mínimo de afastamento.
5- Happy hour online
Quando falamos de saúde, não estamos abordando apenas a saúde física. Manter a saúde mental em tempos de isolamento e incertezas com certeza é um dos maiores desafios atuais. Por isso, trazemos aqui a sugestão de que o seu estabelecimento tenha a prática de manter o contato com os funcionários e promova momentos de integração da equipe, como jogos online ou apenas rodas de conversa. Além de aproximar a equipe, garante o mínimo de interação social que quase não se pode ter no cenário atual.
E aí, gostou das nossas dicas? Acham que foram úteis? Coloca sua opinião nos comentários e nos deixe saber o que você pensa sobre esse assunto!