

Compreendemos que os microempreendedores, em especial os cearenses, foram bastante afetados com o período de quarentena para o controle do contágio do Novo coronavírus, devido o decreto estadual que proibiu o funcionamento de comércios, bares, restaurantes, entre outros.
Porém há a alternativa das entregas em casa, o Delivery. A adaptação desse tipo de comércio se tornou a principal ferramenta para microempreendedores que tentam se manter competitivos no mercado, além de “continuar com as portas abertas”.
Acima de tudo, consciente desse cenário atual, a Ciclo preparou uma série de dicas e estratégias para você enfrentar a quarentena e manter seu empreendimento rodando. Continue lendo para saber mais!
1- Tenha um protocolo de higienização.
Antes de mais nada, você deve garantir a segurança de seus funcionários e dos seus clientes, eles confiarão mais no seu produto ao sentirem a ideia de higienização e proteção.
Ter uma rotina de higiene de maquinário, ferramentas, local de trabalho e dos próprios funcionários é uma coisa essencial e funciona como marketing! Como foi dito anteriormente, o seu público-alvo deve se sentir seguro ao consumir seu produto. Falaremos um pouco mais sobre marketing posteriormente.
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2- Esteja presente nas plataformas de Delivery.
Estar nas plataformas populares de entrega em domicílio é essencial para manter um ritmo de vendas elevado, pois são nesses lugares que a maioria das pessoas vão estar a procura de serviços como o seu. Em outras palavras, mesmo que você tenha o seu próprio sistema de entregas, estar nesse tipo de plataforma lhe proporciona uma nova perspectiva sobre Delivery.
Plataformas como iFood, Uber eats e Rappi figuram entre os mais procurados quando o assunto é delivery.
3- Tenha uma comunicação interna e externa eficiente.
Em tempos de crise, é indispensável manter uma equipe engajada, unida e comunicativa. Os planos de ação para as vendas devem ser compartilhados com todos, nos mínimos detalhes. Separe um tempo especialmente para confeccionar, verificar e atualizar sua estratégia sempre que necessário, prevendo possíveis cenários, e faça com que toda a equipe tenha conhecimento disso.
A comunicação com seus clientes deve acontecer de maneira eficiente, não demore mais de 3 minutos para dar uma resposta, seja ela no Instagram direct, WhatsApp, ou na ligação tradicional.
4- Desenvolva promoções e kits individuais.
Além de estabelecimentos que trabalham com alimentos, essas dicas podem servir para outros segmentos de mercado. Se você trabalha com cosméticos, salões e barbearias, você pode montar vários kits individuais promocionais e fazer a entrega via delivery.
Para empreendedores do ramo alimentício, os menus individuais são uma ótima escolha. Deixe o cliente montar o seu combo a um valor promocional. Pois a satisfação do cliente pode aumentar ao poder consumir um produto personalizado para ele, e com um preço em conta.
5- Trabalhe seu marketing.
Estar antenado em assuntos atuais e usá-los para pegar uma carona na popularidade é uma boa ideia. Veja assuntos em alta, que criam discussão e que podem ser usados no seu marketing para vender seus kits e produtos. Ex: BBB.
Além disso, ter uma boa divulgação nas redes sociais é muito importante. Seus clientes estão em casa, passarão mais tempo no celular, assistindo TV e etc. Contate pessoas com potencial para influência digital para poder divulgar seu estabelecimento. O ideal é que essas pessoas sejam clientes seus, para tornar tudo verdadeiro. Ofereça descontos para seus influenciadores digitais.
Deixamos de citar algumas dicas que você utiliza? Deixe nos comentários e ajude outras pessoas a enfrentarem a quarentena e continuar com seu empreendimento funcionando.