Dicas para aumentar sua produtividade home office!

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Há períodos em que o home office se torna uma necessidade, visto o cenário da Pandemia do Novo Coronavírus em 2020, cuja a taxa e meios de infecção fizeram com que muitas pessoas tivessem que trabalhar de casa, o famoso home office.

Entendemos que por motivos diversos a prática do home office está crescendo  em vários segmentos do mercado. De acordo com o Cetel, Centro de Estudos e Pesquisa de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível, 10 milhões de pessoas trabalham em casa (dados colhidos antes da pandemia). Esse número pode ser maior, visto que existem trabalhadores não formalizados.

Neste modelo de trabalho há vantagens para o empregado, como a organização do próprio horário, a convivência com familiares e a comodidade que o lar pode dar. Como também existem vantagens para o empregador, entre elas ressalta-se  a redução de gastos para manutenção da estrutura física do ambiente de trabalho.

Dada a importância esse modelo de trabalho, nós listamos aqui dicas de práticas, ideias e ferramentas que podem aumentar a sua produtividade ao aderir ao home office. Continue lendo para saber mais!

  • Os seus hábitos podem otimizar sua produtividade!

Separe um espaço especialmente para o trabalho. Tenha em mente que para poder simular um local de trabalho externo em casa é preciso fazer com que o seu home office tenha elementos de um espaço de trabalho. Ou seja, nada de trabalhar na cozinha ou na sala de estar. Esses cômodos tendem a ter um tráfego de pessoas maior e distrações. Falaremos mais sobre distrações à frente.

Mantenha uma rotina e defina horários. Um horário bem definido vai te ajudar a não procrastinar e a não passar do limite trabalhando muitas horas seguidas, por isso também tenha intervalos para descanso e refeições. A rotina também é importante, que vai desde o horário que você acorda ao o que você veste para trabalhar. Trabalhar de pijama não é uma boa ideia, pois caso haja a necessidade de uma saída rápida, você perderá tempo até estar pronto. Procure trabalhar com uma roupa confortável, mas que você também possa sair com ela.

Agora que você já definiu local, horário e rotina, é o momento de saber que a desorganização e distrações são as vilãs do trabalho em casa.

Se lembra que dissemos para evitar cômodos da casa que podem te desconcentrar? Pois saiba que mesmo com um local adequado, pode haver coisas que desviam a sua atenção do trabalho a ser feito. Além disso um lugar desorganizado é desmotivador. Já reparou que você se sente mais disposto a fazer algo em um ambiente organizado?

Então, mantenha seu home office organizado e livre de distrações. Defina lugares para seus pertences e os organize sempre que puder. Mantenha uma garrafa de água sempre por perto, pois você irá sentir sede, e aquela ida à geladeira de 2 minutos pode se transformar em tempo procrastinado com um gasto de tempo muito maior. Além de manter distância de aparelhos eletrônicos, como a TV, procure desativar as redes sociais que você não irá utilizar durante o serviço. Não falamos sobre desativar todas as redes sociais pois sabemos que o trabalho em casa exige a comunicação entre membros de uma equipe, mas também falaremos disso posteriormente.

Pratique exercícios físicos e/ou hobbies. Passar muito tempo em casa trabalhando pode ser estressante, então sempre é bom cuidar da sua saúde mental. Hobbies como tocar algum instrumento, ler um livro, assistir algo na TV, ouvir música, meditar entre outros podem diminuir seu nível de estresse. O exercício físico também é um ótimo aliado, você pode fazê-los dentro de casa mesmo. Yoga, dança e treinos funcionais figuram entre os mais populares.

  • Práticas e ferramentas de comunicação e produtividade

Aplicativos de reuniões virtuais e gestão de pessoas. Você faz parte de uma equipe, seja como líder ou liderado. E para uma boa gestão de pessoas e informações você terá que fazer reuniões. Por isso aplicativos como o Zoom, Google Hangouts, Pipefy, Skype e Workplace, se destacam. São ferramentas para se manter contato e gerir um equipe de forma eficiente.

Metodologia Scrum. O livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo é um guia de como gerir um projeto, seja ele pessoal ou profissional, individual ou em grupo. A chamada metodologia ágil do Scrum tem como objetivo a otimização do trabalho através de um processo de gestão de pessoas eficiente. Logo ele é indicado para aumentar tanto a produtividade pessoal como a de uma equipe toda.

Método pomodoro. Essa é uma técnica de gerenciamento de tempo que é baseada em períodos de trabalho de 25 minuto e intervalos de 5 minutos entre eles. É um ótimo meio de evitar a procrastinação e existem aplicativos disponíveis. Ou seja, você pode começar a usá-lo agora!

Por último mas não menos importante, temos a boa e velha agenda, que acompanhada de checklists das suas atividades são ótimas para não esquecer alguma tarefa no final do dia e planejar o seguinte. Tem-se aplicativos de agendas, planners e checklists disponíveis para download, dispensando assim o uso excessivo de papel. O planeta agradece!

Deixamos de citar algumas dica que você utiliza? Deixa nos comentários e ajude a outras pessoas a aumentarem sua produtividade no home office.

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